Blog

Painéis de madeira no living
Com mil e uma utilidades além da estética, eles são a estrela de muitos ambientes

Ofício Habitat, Painéis de madeira no living, Petrônio Amaral

Presença quase unânime em home theaters, o painel de madeira não só esconde fios, sustenta a TV e guarda equipamentos, como gera um belo efeito visual e dá uma sensação de aconchego ao ambiente. Há algum tempo, os painéis têm avançado para outros espaços, muitas vezes ocupando o living, de fora a fora, para criar uma unidade entre o home, o estar e o jantar. Afinal, integrar as áreas de convívio tem sido um desejo de todo morador que curte reunir a família e receber os amigos.

deco_paineis_madeira_living_01.jpg

No espaço que une sala de estar, TV, jantar e varanda gourmet, Cristina Salles e Camila Torquato investiram em ripas e madeira escura, em contraste com a laca brilhante do móvel de TV. O resultado é sofisticado e harmonioso.

deco_paineis_madeira_living_02.jpg

A marcenaria projetada pela arquiteta Renata Ferreira foi executada em laca branca, neutralidade que garantiu uma ambientação confortável, com um toque de requinte. Acompanhando toda a extensão do living, o painel abriga bebidas, cristais, aparelhos de jantar e um espelho, que amplia a sala de jantar, refletindo a vista da varanda gourmet.

deco_paineis_madeira_living_03.jpg

Neste projeto para um jovem empresário solteiro, prático e de bom gosto, conforto era prioridade. Assim, Andréa Ker Bacha lançou mão de um grande painel de madeira no estar/home, onde foi instalada a lareira, TV e equipamentos – esses em uma parte feita de ripas (não um painel fechado) para permitir o acesso remoto, sem a necessidade de abrir a porta.

deco_paineis_madeira_living_04.jpg

Tons claros e sóbrios saltam aos olhos neste apartamento assinado por Paola Camargo e Priscila Sathler. A bossa fica por conta da mistura de texturas, como o mármore travertino, fazendo um belo contraponto ao painel de madeira que reveste a parede em L do home e continua no outro ambiente. Chique, sem excessos.

deco_paineis_madeira_living_05.jpg

Para esta cobertura, Rafaela Simão criou ambientes amplos e integrados, onde mesclou painéis em laca, madeira escura e mais clara. Painéis são ainda um ótimo recurso para esconder imperfeições de uma parede ou disfarçar portas de acesso, como ao fundo da sala de jogos.

deco_paineis_madeira_living_06.jpg

Pautado pelo minimalismo, com forte presença do branco e do cinza, o projeto de Maria Edwiges Cavalieri também utiliza um painel para camuflar a porta de correr, que dá acesso à cozinha, a partir de uma extensa estante em L, que começa no home, guardando equipamentos, louças e bebidas. Tudo a ver com uma ambientação luxuosa, que mistura os estilos clássico e contemporâneo.

Tags: arquitetura / design / interiores / painel / madeira

Deixe-nos o seu comentário