Blog

Cadeira de palhinha, uma paixão nacional
Móvel que é a cara do Brasil está com tudo no décor

Ofício Habitat, Deco Cadeira de palhinha Natacha Nascif , Jomar Braganca

 

Tradição do móvel colonial brasileiro, a palhinha foi resgatada a partir da década de 1940, quando designers como Joaquim Tenreiro exploraram os efeitos plásticos da trama de fibras naturais, associada à madeira, realizando móveis icônicos, pautados pela necessidade de adequar nosso mobiliário ao clima tropical. Evocando o trançado e a cestaria indígenas, a palhinha agrega leveza à cadeira, peça que escolhemos para mostrar como essa paixão nacional combina com diversos estilos de ambiente e décor.

deco_cadeira_palhinha_01.jpg 

Os moradores queriam receber, com conforto, os amigos e a família para os almoços de domingo. Assim, a arquiteta Natacha Nascif elegeu a mesa de jantar como o ponto central do projeto, muito bem acompanhada pelas cadeiras de palhinha. Com estrutura em madeira escura e cromado, essa versão caiu muito bem com o estilo clean proposto para a área social.

deco_cadeira_palhinha_02.jpg 

Esse clássico também passeia por ambientes comerciais. Natália Botelho e Paola Corteletti, da Simples Arquitetura, usaram duas cadeiras em madeira e palhinha como foco da recepção deste escritório. Tudo a ver, já que a ideia do projeto era fazer com que o cliente se sentisse em casa.

deco_cadeira_palhinha_04.jpg 

Olha a palhinha provando sua versatilidade! Tingida de preto, com a base das banquetas em madeira laqueada de amarelo, ela deixou a cozinha supermoderna e descolada. Ótima escolha da designer Saulma Freitas, já que o espaço é integrado ao ambiente social e, claro, não poderia ficar sem-sal.

deco_cadeira_palhinha_05.jpg 

Para destacar o mobiliário, Manu Lolato apostou neste inusitado contraponto, ao criar um painel inspirado na fachada do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, mas cheio de cor. A ideia valorizou a simplicidade e a delicadeza das cadeiras de palhinha. Uma graça!

deco_cadeira_palhinha_06.jpg 

Viu que não faltam opções para você escolher um modelo para a sua casa ou trabalho? Adoramos esta dupla encontrada na Arca Loja Conceito, com estrutura em madeira, encosto de palhinha e assento em couro.

 

Tags: cadeira / palhinha / movel / mobiliario / movel brasileiro / design / interiores

230 comentários

Deixe-nos o seu comentário