Blog

Zaha Hadid Architects entrega nova sede do Porto de Antuérpia
Escritório da arquiteta, falecida em março deste ano, continua a surpreender

Ofício Habitat, Zaha Hadid Architects entrega nova sede do Porto de Antuérpia, Hélène Binet

A sede do Porto de Antuérpia, na Bélgica, o segundo maior da Europa, ganhou novo horizonte. Projetada em 2009 pela arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid, que morreu subitamente em março deste ano, a edificação propõe uma integração radical, provando que seu nome continua associado a algumas das construções mais bonitas e inovadoras do mundo. A estrutura, toda coberta de vidro e medindo cerca de 100 metros de comprimento, lembra um barco gigante a pairar sobre o prédio original de tijolo, uma antiga estação de bombeiros. A conservação desse prédio era uma das exigências dos organizadores do concurso de arquitetura para o projeto da nova sede, vencido pelo escritório de Hadid.

arqu_zaha_hadid_porto_antue?rpia_02.jpg

Agora comandado por Patrik Schumacher, o Zaha Hadid Architects faz referência, no desenho da sede do porto, à história da cidade com a indústria dos diamantes. Assim, o volume de vidro suspenso sobre dois grandes pilares foi pensado como um grande cristal facetado, que irradia à noite e reflete seu entorno, inclusive as águas do rio Scheldt, durante o dia. Utilizando 2.000 painéis de vidro, a obra custou 55 milhões de euros. Posicionada de uma forma assimétrica em relação ao pátio do antigo edifício, que foi restaurado e ganhou um teto de vidro, a nova construção permite que a luz chegue aos pisos inferiores.

arqu_zaha_hadid_porto_antue?rpia_03.jpg

arqu_zaha_hadid_porto_antue?rpia_04.jpg

Descrito como “diamante”, “navio” ou “nuvem”, o edifício vai reunir cerca de 500 trabalhadores do porto que estavam, até então, espalhados por escritórios na cidade. “Seja um diamante, seja um navio, nós estamos contentes por habitá-lo”, disse o presidente do conselho de administração do porto, Eddy Bruyninckx, à agência Reuters. Até ao final do ano, a equipe do Zaha Hadid Architects deve finalizar projetos em mais países, incluindo um dos maiores aeroportos do mundo, em Pequim, e um dos estádios para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Tags: arquitetura / zaha / hadid / porto / antuerpia / design

Deixe-nos o seu comentário