Blog

Hospital em Londres foge dos estereótipos
Arquitetura do novo centro de tratamento de câncer mira no bem-estar dos pacientes, mas sem cara de hospital

Ofício Habitat, Arquitetura Hospital em Londres,

Com o custo de 160 milhões de libras e a assinatura do escritório de arquitetura Rogers Stirk Harbour + Partners – dirigido por Richard Rogers, Graham Stirk and Ivan Harbour – o novo centro dedicado ao tratamento de câncer no Guy's Hospital, em Londres, tem 14 andares e fica próximo à London Bridge. O centro consolida o tratamento do câncer e serviços de pesquisa para o Guy's and St Thomas' NHS Foundation Trust, reunindo unidades que antes ficavam em oito locais separados.

arqu_hospital_em_londres_01.jpg

Os serviços são organizados em quatro “vilas”, uma sobre a outra, destinadas a criar um ambiente mais humanizado, e não institucional, para os pacientes. Os quatro blocos têm recepção, áreas de radioterapia e quimioterapia e uma unidade ambulatorial.

arqu_hospital_em_londres_02.jpg

“A arquitetura tem a capacidade e a responsabilidade de melhorar a vida das pessoas e em nenhum lugar isso é mais importante do que em um edifício dedicado a fazer o bem às pessoas”, comenta Ivan Harbour. “Nosso objetivo foi criar não só um lugar focado no atendimento e tratamento ao paciente, mas uma edificação aconchegante, que não parecesse um hospital, mas um ambiente estimulante para os visitantes e funcionários”, completa o arquiteto.

arqu_hospital_em_londres_03.jpg

arqu_hospital_em_londres_04.jpg

Fileiras de varandas embalam as fachadas do prédio, que são cobertos por uma combinação de peças metálicas e painéis coloridos. No interior, paredes de concreto são complementadas por passarelas de madeira e estruturas metálicas aparentes, dando um ar industrial à construção.

Via dezeen.com

Tags: arquitetura / design / hospital / londres

Deixe-nos o seu comentário