Blog

Casas de Banho em Alta
A antiga tradição de banhos coletivos têm retomado folêgo

Ofício Habitat, Arquitetura Casas de banho em alta,

As pessoas estão começando a redescobrir a antiga tradição das casas de banho e saunas, como mostrou “Soak, Steam, Dream: Reinventing Bathing Culture” – exposição que tomou a Roca London Gallery, durante o último London Design Festival, em setembro – com projetos recentes dessas casas de banho coletivo criados por importantes arquitetos e designers do mundo.

arqu_casas_de_banho_em_alta_01.jpg

Gothenburg Bathing Culture, por Raumlabor (Suécia, 2014)

arqu_casas_de_banho_em_alta_02.jpg

Kogohi Bathhouse, por Kengo Kuma e Associados (Japão, 1999-2003)

arqu_casas_de_banho_em_alta_03.jpg

Termas Geométricas, por Germán del Sol (Chile, 2006)

A mostra explorou o renovado interesse na conexão entre os aspectos físicos, de meditação e sociais de se banhar, através de imagens de arquivo e projetos atuais, provando a capacidade da arquitetura de materializar a redescoberta dessa antiga cultura e rituais alternativos de banho, mas com um olhar do século 21, fazendo o uso inteligente da água. De acordo com a curadora Jane Withers, que viajou o mundo para visitar essas novas casas, nos últimos anos cresceu enormemente a popularidade delas, e muitos projetos ainda estão por vir.

arqu_casas_de_banho_em_alta_04.jpg

Muitas casas de banho e saunas têm sido usadas para revitalizar comunidades, como a Therme Vals (1996), entre montanhas na Suíça, assinada pelo arquiteto suíço e ganhador do Prêmio Pritzker de 2009, Peter Zumthor.

arqu_casas_de_banho_em_alta_05.jpg

 Importante referência termas, Therme Vals é um hotel e spa que recria a sensação dos banhos romanos, atraindo pessoas de todas as idades e interesses; uma experiência sensorial incrível, baseada na água mineral.

arqu_casas_de_banho_em_alta_06.jpg

Amplas janelas pretas rasgam a fachada. As paredes da construção são feitas de um quartzito extraído localmente, instalado em camadas que mostram os diferentes tons da rocha. Essa superfície continua no interior, misturada a outros materiais, como concreto e bronze.

 

Tags: arquitetura / casa / banho / sauna

Deixe-nos o seu comentário